Somos livres! finalmente o malvado faraó liberta o povo de Israel após 430 anos de escravidão! o momento tão esperado havia chegado. Imagine por um segundo a emoção e alegria que os filhos de Israel sentiram ao deixar a terra onde foram escravizados por tanto tempo. No entanto, no primeiro versículo desta parashá encontramos algo surpreendente: “E foi quando Faraó deixou o povo ir, Deus não os levou pelo caminho da terra dos filisteus, pois era perto (do Egito); porque ele disse Deus: para que o povo (de Israel) não se arrependa quando vir a guerra, e volte para o Egito” .Como é possível que o povo tenha querido retornar à austera terra da escravidão depois de tantos anos de desejo de liberdade? Além disso, como é possível, tendo acabado de testemunhar as terríveis e milagrosas pragas que os egípcios receberam da mão de Deus, eles temeram os possíveis inimigos que os esperavam no deserto?
Quero tentar responder a essa pergunta de duas maneiras: existe um fenômeno chamado Síndrome de Estocolmo. É uma espécie de mecanismo de defesa inconsciente de uma pessoa sequestrada que, por não conseguir se defender da agressão de seus opressores, acaba se identificando com eles, gerando sentimentos de simpatia, simpatia e até solidariedade. É verdade que embora o povo de Israel tenha sofrido muito no Egito, afinal não lhes faltava abrigo nem comida, como vemos que uma parte do povo reclama no deserto a Moshe: “e os filhos de Israel também choraram e disse: “Quem nos daria carne! Lembramos do peixe que comíamos no Egito … pepinos, melões, alho-poró, cebola e alho; mas agora nossa alma seca. E isso nos leva a outro conceito que está muito na moda : “zona de conforto. ” Na área de “coaching” sugere-se sair da zona de conforto para chegar à próxima “zona de aprendizagem” onde observam, vivenciam e enfrentam novas situações. zona” ou, como eles chamam, a “zona do pânico” . É a área onde seus sonhos seriam torná-los realidade, embora para chegar lá você tenha que ir além do desconhecido Segundo a psicologia, a “zona de conforto” é útil para controlar situações de estresse ou desorientação. Talvez, era isso que Hashem queria evitar, que o povo sentisse “pânico” e desorientação diante de um deserto austero e desconhecido que vinham guerras e dificuldades. Por mais milagrosas que fossem as pragas, primeiro o povo tinha que fortalecer sua fé em Deus. Essa é a maneira de progredir passo a passo neste belo desafio chamado VIDA.






George Deek is an Arab-Israeli diplomat. In 2018, Deek was appointed Israeli ambassador to Azerbaijan. He is the first Israeli Arab Christian to become an ambassador. Deek grew up in an Eastern Orthodox Christian family in the Ajami neighborhood of Jaffa, in a building where the other tenants included Muslims, Catholics, Jews and a Catholic priest of Jewish ancestry.[2][3] His father, who worked as a tax advisor,[3] was one of the leaders of the Christian community in Jaffa who served as chairman of the Orthodox Association, and was considered a well-known and popular figure in the city until in 2015 a square was inaugurated in his memory in Jaffa in the presence of Mayor Ron Huldai.[4] According to Deek, his grandparents fled to Lebanon for safety when the 1947–1949 Palestine war, having been told that the Jews would slaughter them if they remained in their homes, but expecting to return home once Arab armies defeated the Jews.[3] According to Deek, when the war ended, his grandparents felt that they had been “deceived”, and decided to return illegally to their home in Jaffa rather than remaining in Lebanon as refugees. Since reentering the country was illegal, Deek’s grandfather, an electrician, was arrested and jailed.




















