Parashat Vaeichi

Esta parashá começa contando os anos que Yaakov viveu: cento e quarenta e sete. É estranho que, sendo um homem justo, ele tenha vivido tão pouco, já que tanto seu pai Ytzjak quanto seu avô Abraham tinham cerca de 180 anos e, de acordo com os Sábios, Yaakov também deveria ter vivido 180 anos. Então, por que ele não atingiu a idade de seus ancestrais? A resposta pode ser encontrada no final da parashá anterior que conta quando Yaakov chega ao Egito após deixar a terra de Israel devido à fome. É estranho que a primeira pergunta que Faraó fez a Yaakov na primeira vez que o viu seja: Quantos anos você tem? Que pergunta estranha para começar uma conversa, certo? Seria a primeira coisa que você perguntaria a alguém que você nunca viu? Ainda menos no caso de alguém como Yaakov! Se a pergunta do Faraó lhe pareceu estranha, olhe a resposta de Yaakov:

“Os dias de minha peregrinação são cento e trinta anos; poucos e ruins … e eles não chegaram aos dias … de meus pais.” sua idade e período? Que necessidade ele tinha de contar ao Faraó sobre seus infortúnios na vida? Os especialistas afirmam que existe uma relação direta entre o estado de espírito de uma pessoa e sua integridade física. Yaakov havia sofrido muito em sua vida: desde a perseguição de seu irmão Esav para matá-lo e o engano de seu sogro Laban, até o desaparecimento de seu amado filho Yosef e o estupro de sua filha Dina. Todas essas coisas o fizeram envelhecer a ponto de o faraó notá-lo mais velho do que o normal, então ele perguntou sua idade! Yaakov imediatamente entendeu a intenção do Faraó e explicou que foram os sofrimentos que ele experimentou em sua vida que o fizeram envelhecer. Os Sábios nos ensinam algo chocante: se contarmos as palavras que estão na resposta de Yaakov, encontraremos 33, se a esse número adicionarmos os 147 anos que Yaakov viveu, isso nos dá um total de 180 anos, exatamente os anos que deveriam foram! vividos !, mas do céu foram descontados por terem “reclamado” ao Faraó. No entanto, por que a pergunta que Faraó fez a ele (quantos anos você tem?) Está incluída nas 33 palavras, se não faz parte da “reclamação” de Yaakov? Além disso, há algo de errado em contar a alguém sobre nossos problemas? De forma alguma, na verdade é essencial contar nossos problemas e sofrimentos a pessoas de confiança: amigos, pais ou profissionais que podem nos ajudar a sair do poço. Porém, há uma grande diferença entre isso, e espalhar nossa infelicidade por toda parte, afinal, que falta têm os outros de torná-los vítimas de nossas “más vibrações”? Por outro lado, não vamos nem pensar que Yaakov avinu se comportou dessa maneira! Mas talvez, devido ao seu alto nível espiritual, a expectativa do céu em seu encontro com o Faraó fosse diferente, e talvez ele devesse ter “escondido” um pouco mais antes um estranho como o Faraó. De uma forma ou de outra, os ensinamentos para nossa vida são fundamentais:

  1. Se você não quer envelhecer rapidamente, evite reclamar muito.
  2. Cuidado, pois você não precisa falar para reclamar, com um simples gesto você pode estragar o dia de outra pessoa (principalmente de um ente querido).
  3. Assim como você, outros também têm problemas, não dê a eles sua mala pesada.
  4. É fundamental contar seus problemas para alguém próximo a você para que ele possa orientá-lo sobre como seguir em frente.