Parashat Bereishit

Neste parashah, Deus pede a Am Yisrael que siga Seus preceitos para que eles não O esqueçam, o que pode acontecer quando eles se tornam ricos, independentemente do fato de que Ele os libertou do Egito e os protegeu no deserto. A Torá também deixa claro que nossos bens podem nos dar a sensação de que os obtivemos unicamente por nosso próprio mérito, sem a intervenção divina.

  1. Existe um relacionamento direto entre o esquecimento de Deus e o não cumprimento de Seus preceitos; isto é, não basta ter Deus em nossos corações, devemos interagir através do mitzvot para gerar esse relacionamento, pois mesmo que um filho repita constantemente que ama seu pai, se não fizer o que lhe pede, não está demonstrando seu amor por ele.
  2. Por mais bondade divina que tenhamos testemunhado no passado, os desafios e provações do presente podem nos fazer esquecer.
  3. Mesmo que cada Rosh Hashana que vamos à sinagoga por longas horas para pedir saúde e riqueza, porque sabemos que Deus decreta nosso futuro naquele dia, rapidamente o esquecemos e nos orgulhamos de acreditar que tudo depende de nós. A solução é alimentar nossa fé através de livros, aulas, etc., coisas que nos ajudarão a estar em contato com Deus e a recordar sua bondade em cada momento.